O que é um PABX?

Se você já trabalhou com sistemas telefônicos antes, talvez já tenha ouvido algumas siglas sendo usadas por aí: PABX, PBX, IP PBX.

O PABX (Private Automatic Branch Exchange) é sinônimo de sistemas telefônicos empresariais modernos.

Ele conecta chamadores externos e internos a uma rede interna por meio de uma central telefônica — sem a necessidade de operação manual, ao contrário de seu antecessor, o PMBX.

O PMBX exigia que os operadores soubessem exatamente qual fio deveria entrar em qual porta. Hoje em dia, é claro, é mais provável encontrar um operador usando botões e códigos para conectar chamadas ao departamento certo.

O termo PBX agora é usado de forma intercambiável com PABX e pode incluir tanto este quanto PMBX sob seu guarda-chuva.

Os sistemas PBAX são uma necessidade para grandes e pequenas empresas na era moderna.

Em vez de depender de conexões telefônicas fixas individuais – com números diferentes para cada uma – os clientes podem ligar para um número central e falar com a pessoa certa por meio de um ramal específico.

Isso pode ser crucial para melhorar a experiência do cliente , o que pode afetar tudo, desde sua reputação até sua receita.

PABX vs. PBX – Como a tecnologia se transformou

À medida que nossos sistemas telefônicos avançaram, também avançou nossa capacidade de satisfazer os clientes e cortar custos.

Por que a necessidade por diagnósticos avançados?

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Quando os sistemas PBX foram inventados no final dos anos 1800, eles tinham operadores de mesa telefônica encaminhando as chamadas recebidas para a pessoa certa,

desconectando e reconectando fisicamente os fios de cobre para completar o circuito de telefonia.

Isso já representava uma melhoria em relação à Rede Telefônica Pública Comutada (RTPC) analógica original, que envolvia cada telefone com uma linha e um número exclusivos.

Isso era extremamente caro para uma empresa: elas teriam que pagar tarifas tradicionais de telefone fixo

toda vez que colegas de trabalho ligassem uns para os outros. Além disso, precisariam instalar várias linhas telefônicas, o que representaria uma despesa adicional.

A transferência manual de chamadas, embora demorada, permitiu que as empresas economizassem no custo de linhas telefônicas individuais.

Também estabeleceu os princípios básicos para transferências de chamadas, encaminhamento e call centers, permitindo que as empresas tivessem um número centralizado para os clientes.

Mas já percorremos um longo caminho desde então!

Na década de 1970, a comutação automática se tornou comum e os sistemas PMBX originais, obsoletos.

E agora, cinquenta anos depois? As empresas recorrem ao PABX IP: uma forma de PABX que funciona por meio de uma conexão à internet.

É isso que as pessoas costumam dizer quando falam sobre PABX e PABX hoje em dia – e falaremos mais sobre os benefícios do PABX IP mais adiante.

Como funciona um sistema PABX

Apesar das atualizações modernas, um sistema PABX opera de maneira bastante semelhante aos seus ancestrais. Os fios de cobre desapareceram, mas

a central telefônica ainda existe: as chamadas telefônicas são feitas por automação, em vez de mãos humanas.

Todos os dispositivos de uma empresa – telefones, aparelhos de fax – estão conectados a essa central telefônica dentro da rede telefônica interna da empresa.

Cada um tem seu próprio ramal e, muitas vezes, pode ser contatado simplesmente discando para a rede central e digitando essa combinação.

Assim como em um telefone fixo comum, você ainda pode deixar uma mensagem de voz – e terá identificador de chamadas.

Como as chamadas não precisam ir além dessa rede local, as comunicações internas são simplificadas.

Muitos sistemas PABX modernos também incorporam URA ( Resposta Interativa de Voz) . Você provavelmente já se deparou com estes:

mensagens automatizadas que podem tanto informar qual número discar quanto reconhecer respostas faladas.

O Sistema Voip permite que você configure o IVR da sua organização e o personalize com facilidade com nossa interface de arrastar e soltar fácil de usar e acessível.

O que o PABX tem a ver com comunicações IP?

Como muitos sistemas PABX agora são, na verdade, sistemas IP PBX (Internet Protocol PBX), as comunicações IP são parte integrante da conversa em torno do PBX.

Esses sistemas PBX baseados na Internet podem ser hospedados na nuvem ou conectados a equipamentos locais usando o SIP Trunking.

SIP

SIP – Protocolo de Iniciação de Sessão – é um protocolo de comunicação que define um padrão para desenvolvedores, permitindo que diferentes endpoints se comuniquem perfeitamente.

Ele permite a implantação de VoIP.

O SIP também pode transportar todas as outras formas de mídia digital: videoconferência, mensagens instantâneas, mensagens de voz, etc.

O SIP Trunking permite que os provedores de serviços forneçam uma maneira segura para os sistemas PBX receberem essas mensagens digitais.

VoIP

Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) é uma forma de comunicação empresarial atual pela internet. Como o nome sugere, sua funcionalidade gira em torno de chamadas de voz:

elas são convertidas em dados e enviadas pela internet.

O VoIP pode ser hospedado externamente por um provedor de VoIP independente. Este provedor pode manter o sistema e realizar todas as atualizações necessárias. Isso também o torna um sistema escalável para PMEs.

Ao contrário de uma Rede Digital de Serviços Integrados (ISDN), uma das principais vantagens do VoIP é que a única coisa necessária para implementá-lo é uma conexão de internet decente

(e talvez alguns fones de ouvido para chamadas em conferência ). Não é necessário hardware.

Hoje em dia, as conexões VoIP transferem sua voz em tempo real, e não há diferença perceptível entre o VoIP e as linhas telefônicas tradicionais em termos de atraso de mensagem.

PABX/PBX IP

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Os sistemas IP PBX empregam redes convergentes de voz e dados para fazer chamadas e retransmitir mensagens pela Internet por meio de áudio,

vídeo e mensagens instantâneas, tudo isso mantendo a funcionalidade dos telefones analógicos.

Você pode usar um PABX IP interno para se conectar a um provedor de VoIP, recebendo assim todos os benefícios de um sistema VoIP, além de poder transferir outras mídias digitais.

Tanto o VoIP quanto o IP PABX podem ajudar a melhorar sua experiência com o cliente e se integrar às plataformas de CRM que você já usa.

Os sistemas PBAX geralmente exigem algum hardware no local – roteadores de internet e um computador que gerencie todo o sistema, para começar.

Vantagens de escolher um PABX

Assim como na década de 1800, ainda há muitas vantagens em escolher um sistema PABX que esteja atualizado com as práticas comerciais modernas.

Reduza custos com automação

O PABX avançado permite automatizar processos como transferência e encaminhamento de chamadas. Atendentes automáticos conectam linhas telefônicas quase instantaneamente,

sejam chamadas externas ou internas, o que agiliza todo o processo de chamada.

O atendente automático de Voip oferece o serviço completo de recepcionista, mas, ao contrário de um atendente presencial, você nunca mais perderá uma chamada.

Nossa recepcionista virtual receberá os clientes e encaminhará suas chamadas para onde precisarem.

Importante para os resultados financeiros da sua empresa, esse tipo de automação também significa que você não precisa pagar funcionários da central telefônica.

Embora seja necessário investir na tecnologia PABX certa para o seu negócio, você pode escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades – e ao seu orçamento.

Tecnologia mais flexível

Como podem ser baseados na nuvem, os sistemas PABX podem conectar funcionários em todo o mundo usando apenas um sistema.

A plataforma de mensagens em nuvem de Voip permite que você se conecte com colegas de qualquer dispositivo em qualquer lugar do mundo.

Não importa se você o utiliza para chamadas em conferência de equipe ou para interagir com clientes, o PABX é uma solução flexível.

Ele também é infinitamente escalável, o que significa que, à medida que as empresas crescem, seu sistema de comunicação cresce junto com elas.

Maior eficiência

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Os sistemas PABX mantêm você atualizado sobre o que sua empresa precisa para funcionar de forma mais eficiente.

Muitas plataformas modernas permitem que você monitore chamadas, para que você possa ficar de olho em situações como a sobrecarga da sua equipe de atendimento ao cliente toda segunda-feira de manhã.

Talvez sua equipe de atendimento ao cliente esteja constantemente atendendo chamadas e tenha uma longa fila de pessoas para responder?

Talvez seja hora de considerar contratar mais alguns representantes, mudar a escala de trabalho ou analisar as vantagens e desvantagens de automatizar o suporte ao cliente.

Quando você sabe onde o tempo está sendo gasto, você será capaz de gerenciar todas as equipes e processos com mais eficiência.

Soluções como o Voip também se integram a todos os seus softwares existentes para otimizar os fluxos de trabalho.

PABX é a solução telefônica empresarial moderna

As telecomunicações evoluíram muito desde o PABX tradicional do século XIX. Seja para manter contato com colegas ou para maior supervisão de chamadas,

o PABX oferece recursos avançados: é a solução moderna de telefonia empresarial.