PROTEJA A SUA REDE CONTRA ATACKS CIBERNÉTICO

Uma forma de se defender contra ataques de dia zero e ameaças persistentes avançadas (APTs) é usar uma solução empresarial de detecção de malware, como o Advanced Malware Protection (AMP) Threat Grid da Cisco. AMP é um software cliente/servidor que pode ser implantado em host endpoints, como um servidor autônomo ou em outros dispositivos de segurança de rede. Ele analisa milhões de arquivos e os correlaciona com centenas de milhões de outros artefatos de malware analisados para comportamentos que revelam um APT. Isso proporciona uma visão geral de ataques, de campanhas e de distribuição de malware. SOC - O Threat Grid permite que a equipe do Cisco Secure Operations Center colete dados mais precisos e úteis. A equipe de resposta a incidentes, portanto, tem acesso a informações forenses confiáveis que permitem analisar e entender comportamentos suspeitos com mais rapidez. Usando essa análise, a equipe de inteligência de ameaças pode melhorar proativamente a infraestrutura de segurança da empresa. No geral, a equipe de engenharia de infraestrutura de segurança é capaz de consumir e agir com base nas informações de ameaças com mais rapidez, geralmente de forma automatizada. Muitas empresas e profissionais publicaram listas das melhores práticas de segurança. Algumas das diretrizes mais úteis são encontradas em repositórios organizacionais, como o Centro de Recursos de Segurança de Computadores do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST).

O que é um teste de penetração?

O teste de penetração, conhecido como pen testing, é o ato de avaliar um sistema de computador, uma rede ou uma empresa em busca de vulnerabilidades de segurança. Um pen test procura violar sistemas, pessoas, processos e códigos para descobrir vulnerabilidades que podem ser exploradas. Essas informações são usadas para melhorar as defesas do sistema e garantir que ele possa suportar ataques cibernéticos no futuro. PLANEJAMENTO O pen tester coleta o máximo de informações possível sobre um sistema ou rede de destino, suas vulnerabilidades e exploits potenciais para usar contra ele. Isso envolve a realização de pesquisas de vulnerabilidade e reconhecimento passivo ou ativo (footprinting). VARREDURA O pen tester realiza o reconhecimento ativo para investigar um sistema ou rede de destino e identificar possíveis pontos fracos que, se explorados, podem dar acesso ao invasor. O reconhecimento ativo pode incluir: Varredura de porta para identificar possíveis pontos de acesso em um sistema de destino verificação de vulnerabilidades para identificar possíveis vulnerabilidades exploráveis de um determinado alvo estabelecer uma conexão ativa com um destino (enumeração) para identificar a conta de usuário, de sistema e de administrador. OBTER ACESSO O pen tester tentará obter acesso a um sistema de destino e detectar o tráfego de rede, usando vários métodos para explorar o sistema, incluindo: • lançar um exploit com um payload no sistema • violar barreiras físicas a ativos • engenharia social • explorando vulnerabilidades de sites • explorando vulnerabilidades ou configurações incorretas de software e hardware • violar a segurança dos controles de acesso • quebrar Wi-Fi com criptografia fraca. MANTER O ACESSO O pen tester manterá o acesso ao alvo para descobrir quais dados e sistemas estão vulneráveis à exploração. É importante que não sejam detectados, normalmente usando backdoors, cavalos de Troia, rootkits e outros canais encobertos para ocultar sua presença. Quando essa infraestrutura estiver em vigor, o pen tester prosseguirá para coletar os dados que eles consideram valiosos. ANÁLISE E GERAÇÃO DE RELATÓRIOS O pen tester fornecerá feedback por meio de um relatório que recomenda atualizações de produtos, políticas e treinamento para melhorar a segurança de uma empresa.

Obtenha um orçamento gratuito

Como funciona?

900

Redução do impacto

Embora a maioria das empresas hoje esteja ciente das ameaças de segurança comuns e se esforce consideravelmente para evitá-las, nenhum conjunto de práticas de segurança é infalível. Portanto, as empresas devem estar preparadas para conter os danos caso ocorra uma violação de segurança. E devem agir rápido!

Comunicar o problema

A comunicação cria transparência, o que é fundamental neste tipo de situação.

Internamente, todos os funcionários devem ser informados e um plano de ação claro deve ser comunicado.

Externamente, todos os clientes devem ser informados através de comunicação direta e anúncios oficiais.

Em geral, espera-se que as organizações cuidem de todos os custos do cliente associados aos serviços de roubo de identidade necessários como resultado de uma violação de segurança.

900

ENCONTRAR A CAUSA

Tome medidas para entender o que causou e facilitou a violação. Isso pode envolver a contratação de especialistas forenses para pesquisar e descobrir os detalhes.

VERIFICAR E VERIFICAR NOVAMENTE

Os invasores, muitas vezes, tentarão deixar uma ameaça para facilitar futuras violações. Para evitar que isso aconteça, certifique-se de que todos os sistemas estejam limpos, não haja backdoors instalados e nada mais tenha sido comprometido.

EDUQUE

Conscientizar, treinar e educar funcionários, parceiros e clientes sobre como prevenir violações futuras.

O que é gerenciamento de risco?

900

O gerenciamento de riscos é o processo formal de identificação e avaliação contínuas dos riscos para reduzir o impacto das ameaças e vulnerabilidades.

Você não pode eliminar completamente o risco, mas pode determinar níveis aceitáveis ponderando o impacto de uma ameaça com o custo de implementação de controles para mitigá-la. O custo de um controle nunca deve ser maior que o valor do ativo que você está protegendo.

DEFINIR O RISCO

As ameaças podem incluir processos, produtos, ataques, possível falha ou interrupção de serviços, percepção negativa da reputação de uma empresa, possível responsabilidade legal ou perda de propriedade intelectual.

Algumas ameaças podem paralisar toda uma empresa, enquanto outras podem ser apenas pequenos inconvenientes. O risco pode ser priorizado ao avaliar o impacto financeiro (uma análise quantitativa) ou o impacto escalado na operação de uma organização (uma análise qualitativa).

RESPOSTA AO RISCO

Desenvolver um plano de ação para reduzir a exposição geral aos riscos da empresa, detalhando onde os riscos podem ser eliminados, mitigados, transferidos ou aceitos

MONITORAÇÃO DO RISCO

A experiência em Cibersegurança está em alta demanda. A maioria das grandes empresas tem equipes de resposta a incidentes de segurança de computadores (CSIRT) para protegê-las de ataques digitais.

Pensando na segurança dos seus dados, a WFPcomputer, oferece seviços especializados com profissionais altamente treinados e certificados.